CCI

Educação Infantil e Ensino Fundamental

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Buscar no site
Facebook Twitter Google+ Instagram Gmail PositivoON

Área restrita


Acesso Rápido

Notícias

Programa Embaixadores da Inovação


Educação que se transforma

Um programa de assessoria exclusivo de 20h para o desenvolvimento do espírito inovador em temáticas como Robótica, STEAM, Colaboração e Pensamento Matemático. Destinado a Educadores e escolas acreditam que a Educação está em transformação e é preciso inovar. O evento aconteceu em Curitiba nos dias 27, 28 e 29 de Setembro. O programa tem por objetivo despertar nos alunos a busca pela compreensão do real impacto das disciplinas ligadas ao STEAM no mundo e prepará-los para o futuro. Medir o impacto da inovação tecnológica na educação.

Durante três dias mais uma centena de participantes, de 14 estados brasileiros e também de países vizinhos como Chile, México e Peru, se reuníram para exercitar seu espírito inovador, com dinâmicas e oficinas sobre robótica, STEM e pensamento matemático, realizadas em parceria com a LEGO® Education Academy, Google for Education e o Pense Matemática. A abertura do evento foi no Restaurante Madaloso,  o maior das Américas e um dos maiores do mundo.

Com mais de 7 mil m², o restaurante atende mais de 4 mil clientes por dia, quando são consumidos 500 kg de massas preparados por 115 cozinheiros - situado no bairro Santa Felicidade, um bairro formado por imigrante italianos. No restaurante foi desenvolvida uma dinâmica do Pense Matemática, envolvendo estatísticas com números do próprio restaurante, através de dados fornecidas pela senhora Flora, dona do restaurante enquanto contava a história do restaurante. Incentivou os participantes a exercitarem suas habilidades de senso numérico de uma forma deliciosa: descobrindo os números do impressionante restaurante Madalosso.

Outra dinâmica desenvolvida no restaurante foi um game, simulando uma situação real onde os participantes, agrupados em equipes, receberam vários enigmas para decifrar e deveriam descobrir no final um código de 3 números para abrir um cadeado.  Foi preciso muito pensamento matemático!Esse momento de abertura foi encerrado com a fala da Giulia (Miame)- co fundadora da Lego.

No segundo dia o tema foi a robótica. Em um clima descontraído e com muito companheirismo, participamos de uma formação LEGO® Education Academy, onde recebemos de instrutores certificados uma introdução à robótica e ao kit LEGO® Education Mindstorms® EV3, para logo depois colocar a “mão na massa” e construir os primeiros robôs.

imagem

O terceiro e último dia começou com uma palestra sobre as melhores práticas da FLL – First® Lego® League, competição internacional de robótica voltada para crianças de 9 a 16 anos, realizada em parceria da FIRST® com o Grupo LEGO®, e desenvolvida para despertar o interesse dos alunos em temas como Ciências, Matemática e Tecnologia dentro do ambiente escolar, inspirando e desafiando crianças e jovens a pensarem como cientistas e engenheiros. Este momento contou com a participação do SESI DN e também com um vídeo especialmente enviado pela organização mundial da FLL.

Em seguida os participantes conheceram o Google for Education, que não foi novidade para os participantes do CCI. Rodrigo Vale, da Google, apresentou os versáteis Chromebooks e seu sistema operacional Chrome OS, enquanto Marcelo Freitas Lopes, da Foreducation, demonstrou os recursos do Google Classroom, um pacote de soluções para colaboração em sala de aula.

imagem

                            Rodrigo Vale, da Google, apresentou os Chromebooks

Por fim, todos participamos de um torneio de robótica, organizado segundo a estrutura e valores da First® LEGO® League, como incentivo ao aprendizado, espírito de competição, compartilhamento de experiências, Graceful Professionalism e diversão. Divididos em equipes de 6 ou 7 integrantes, os participantes tiveram 30 minutos para criar uma identidade para suas equipes, incluindo coletes e pit personalizados e um grito de honra, antes de construir robôs capazes de vencer 3 desafios. Ao final, as equipes que completaram todas as tarefas participaram de um “cabo de força robótico” para determinar o verdadeiro vencedor.

imagem

 Os Embaixadores da Inovação colocaram seus conhecimentos em robótica à prova em um torneio.

imagem

  Representantes do CCI

 

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLAT
QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502
Telefones: (61) 3048.8200 / (61) 3048.8205 / (61) 9115-5707

Facebook Twitter Google+ Instagram Gmail PositivoON