CCI

Educação Infantil e Ensino Fundamental

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Buscar no site
Facebook Twitter Google+ Instagram Gmail PositivoON

Área restrita


Acesso Rápido

Notícias

Contos de Cordel 5º ano


Alunos recebem escritora e cordelista para um bate-papo sobre literatura

Francianne de Fátima

A articulação de várias linguagens (oral, verbal, escrita, musical e gráfica) é um dos conceitos aplicáveis à Literatura de Cordel. O gênero textual, estudado durante todo o 3º trimestre, finalizou os trabalhos literários do 5º ano. O conteúdo é uma das propostas do Livro Integrado do Sistema Positivo de Ensino, que aborda a temática dentro de contextos regionais diversos.

Nesse período de conhecimento e aprendizado de uma nova cultura literária, por vezes bem distante da nossa própria cultura, os alunos se familiarizaram com as raízes históricas de uma literatura que valoriza, respeita, aceita e apregoa a diversidade linguística, marcada por significados, dialetos e costumes de um povo, de uma região.  

Nas aulas de Português, eles tiveram a primeira experiência com as produções propostas pela professora Mara. Ao perceber o interesse e o entusiasmo dos educandos, ela desenvolveu o projeto “Contos de Cordel”. A oportunidade de exercitar o que aprenderam, inclusive na criação de rimas e estrofes, no estilo dos trovadores, foi expressa livremente. 

Para encerrar o projeto, a educadora organizou uma tarde literária na qual os estudantes receberam a honra de ouvir e dialogar com a escritora Íris Borges e com o cordelista Lima Martins, membros da Academia Taguatinguense de Letras. Na solenidade, as crianças recitaram seus contos, apresentaram os cordéis ilustrados e se apaixonaram pelas histórias dos convidados.

imagem

imagem

imagem

imagem

imagem

Mais fotos nesse link.

Responsável                                                                            Colaboração

imagem                         imagem


 

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLAT
QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502
Telefones: (61) 3048.8200 / (61) 3048.8205 / (61) 9115-5707

Facebook Twitter Google+ Instagram Gmail PositivoON