CCI

Educação Infantil e Ensino Fundamental

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Buscar no site
Facebook Twitter Google+ Instagram Gmail PositivoON

Área restrita


Acesso Rápido

Mergulhando na "Tropicália" EM3ª

Aula na piscina revisa conteúdo cobrado na 3ª etapa do PAS/UnB

imagemFrancianne de Fátima

Em plena efervescência social e política, num período recém-dominado pela ditadura militar, quando todas as vozes pareciam ter se calado, as opiniões emudecido e a liberdade assassinada pela repressão de um Estado Ditador, um grito de esperança e mudanças ecoava da garganta de quem não se curvou à opressão e à “embriaguez” de um cálice de vinho tinto de sangue (referência à canção “Cálice”, de Milton Nascimento e Chico Buarque).

Nesse contexto de contravenções, nasceu o Tropicalismo, no seio dos Centros Populares de Cultura e Arena. Detentores de uma energia criativa que parecia inesgotável, os jovens “subversivos”, como eram chamados, construíram um novo cenário por meio da arte, onde todos podiam ser donos da palavra e críticos construtores da história que desejavam viver daquele momento em diante.

Inspirado no pop local e internacional, o movimento foi o espelho do sincretismo brasileiro, pois mesclava as mais diversas tendências musicais a fim de subverter as convenções e transgredir as regras vigentes. Entre os seus idealizadores, estão ninguém mais que Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Glauber Rocha, Torquato Neto, Hélio Oiticica, Tom Zé, Os Mutantes e José Martinez Corrêa.

Por compor os conteúdos de Artes, Música, Literatura e História, os alunos da 3ª série EM “mergulharam” na Tropicália, numa aula diferenciada na piscina. Na atividade, os professores Alisson (Educação Física) e Thales (História) conduziram os exercícios na água, enquanto os adolescentes cantavam as canções que serão cobradas na última etapa do PAS/UnB. As melodias apelavam para a ruptura com as correntes nacionalistas que engessavam os ideais da época. 

Mais fotos nesse link.



© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLAT
QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502
Telefones: (61) 3048.8200 / (61) 3048.8205 / (61) 9115-5707

Facebook Twitter Google+ Instagram Gmail PositivoON