CCI

Educação Infantil e Ensino Fundamental

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Buscar no site
Facebook Twitter Google+ Instagram Gmail PositivoON

Área restrita


Acesso Rápido

Depoimentos ENEM/2014

Prova do ENEM é avaliada por alunos e professores do CCI

Francianne de Fátima

O Exame Nacional do Ensino Médio 2014 surpreendeu os candidatos com o tema da prova de redação - Publicidade infantil em questão no Brasil. A maioria esperava um assunto ligado ao momento político atual, à crise hídrica ou outro de crescente repercussão na mídia, como as Eleições e a Copa do Mundo. Porém, o tema refletiu o estilo do ENEM de “fugir do comum”. 

Para os alunos, a escolha foi positiva. “Não era um tema difícil de discorrer, apenas inesperado”, afirmou Alecsandro (EM3ª B). Pedro Henrique (EM3ª A) acredita que a iniciativa é um alerta aos pais. “Defendi a necessidade de se formar consumidores conscientes”, acrescentou. “Considerei-o bastante singular. Tive a oportunidade de testar meus conhecimentos exercitando um raciocínio ramificado”, apontou Allan (EM3ª A).

Surpresas à parte, os estudantes elogiaram o exame e reconheceram o valor das aulas realizadas pelos professores. “O nível das provas estava adequado ao que aprendemos. Senti-me preparado”, disse Igor (EM3ª A). “O ENEM abre portas e o CCI também”, enfatizou Clarisse (EM3ª B). “Tenho facilidade na área de humanas e pude aplicar o que aprendi”, concluiu Thames.  

Na opinião dos educadores, o ENEM contextualizou muito bem as questões. “A prova de linguagens não assustou os alunos, pois a gramática e os textos literários foram trabalhados e revisados em sala, sendo exercitados na redação”, ressaltou a professora Simone.

Embora complexa, o professor Marcos observou que a de ciências da natureza, a exemplo de química, contemplou os que realmente se prepararam. Já a matemática exigiu mais interpretação que conteúdo. “Nas últimas semanas, focamos exatamente nisso”, avaliou o professor Maurício.

Na análise dos docentes de ciências humanas, os textos curtos e diretos permitiram um paralelo entre as ideias dos pensadores estudados. “Jürgen Habermas foi um dos nomes referidos nas aulas e cobrados no exame”, lembrou o professor Thales. “Graças a Deus, as questões vistas e revistas nas aulas de geografia tiveram o reconhecimento dos alunos, conforme planejamos”, finalizou o educador Sidnei.    

imagem

imagem

imagem

imagem

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLAT
QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502
Telefones: (61) 3048.8200 / (61) 3048.8205 / (61) 9115-5707

Facebook Twitter Google+ Instagram Gmail PositivoON