CCI

Educação Infantil e Ensino Fundamental

sábado, 22 de setembro de 2018

Buscar no site
Facebook Twitter Google+ Instagram Gmail PositivoON

Área restrita


Acesso Rápido

Obra do PAS - Sugar Kane - EM1ª

Alunos fazem releituras de uma das obras da 1ª etapa do PAS

imagemFrancianne de Fátima

Um dos diferenciais que os alunos do Ensino Médio possuem e que também coloca o CCI Sênior em vantagem com relação às demais escolas é a inclusão da matriz curricular da UnB na grade de conteúdos das séries, desde o 9º ano. Essa oportunidade permite aos educandos conhecerem, previamente, as obras correlatas às três etapas do Programa de Avaliação Seriada - o PAS.

Segundo o professor Márcio (Língua Portuguesa), o contato prévio com a matriz reforça a preparação dos estudantes, garantindo-lhes mais conhecimento, estrutura e capacidade reflexiva acerca dos assuntos cobrados em cada etapa. Além disso, vale salientar a importância de estudarem e analisarem os objetos de avaliação do programa.

Sobre isso, o educador é incisivo na realização de atividades que os levem à compreensão de como os assuntos são contextualizados. A interdisciplinaridade, por exemplo, é um dos quesitos bastante considerados pela banca do Cespe, pois, na maioria das vezes, define a complexidade ou não dos temas e sua relação com os conteúdos abordados.

A respeito das obras, a série Sugar Kane - Crianças de açúcar, de Vik Muniz, foi a última retratada pelos estudantes da EM1ª. A história dos filhos de operários teve destaque nas telas do artista plástico. Após visita a uma plantação de açúcar, ele ilustrou o que presenciara, traçando um paradoxo entre o trabalho infantil (imagem do açúcar) e o resgate da doçura e da inocência, peculiares à infância. Para representá-lo, os adolescentes fizeram releituras das composições de Vik, um brasileiro revolucionário, radicado nos Estados Unidos.  

Mais fotos nesse link.

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLAT
QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502
Telefones: (61) 3048.8200 / (61) 3048.8205 / (61) 9115-5707

Facebook Twitter Google+ Instagram Gmail PositivoON